| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

JNP Online
Desde: 25/05/2018      Publicadas: 38      Atualização: 14/02/2019

Capa |  Charge  |  Cultura  |  Edição Impressa  |  Esportes  |  Geral  |  Literatura  |  Opinião  |  Polícia  |  Política  |  Sociais


 Geral

  16/01/2019
  0 comentário(s)


Continua impasse entre servidores da Saúde e prefeitura

Funcionários da categoria fizeram manifestação na terça-feira

Continua impasse entre servidores da Saúde e prefeitura

O descontentamento por parte de muitos dos servidores municipais da área da saúde quanto à necessidade de se deslocarem por conta aos seus locais de trabalho gerou mais manifestações, discussões e intensos debates nos últimos dias. Os funcionários alegam retaliações diversas e descaso com o funcionalismo público, enquanto que na secretaria um dos argumentos para a medida segue sendo a economicidade.
Na tarde da última segunda-feira, o prefeito Regis Hahn e a Secretária de Saúde Andréia Siqueira Frota estiveram reunidos em uma coletiva de imprensa, onde relataram os motivos para que a medida fosse tomada. “Precisavamos acabar com esse vaivém de automóveis, então estamos viabilizando transporte a todos que se sentem prejudicados. Os carros ficam à disposição da secretaria para que não se perca tempo e se realize as atividades, por exemplo as visitas domiciliares. Como ‘o costume virou regra’, os servidores nos interpretam mal nesse ponto” disse. Quanto à questão da reclamação do SINDISERV de imediatismo da medida e da sua imposição sem aviso prévio, ela ponderou. “Tomamos a medida agora já que os meses de janeiro e fevereiro são mais tranquilos nos postos, para que nesse tempo possamos fazer as adaptações necessárias” reiterou.
Outro motivo apontado é o cumprimento de horários: “Precisávamos montar o cenário do que é politicamente legal e resolver problemas como o não-cumprimento das oito horas de serviço, já que agora todos batem o cartão em seus locais de trabalho. É algo que vai garantir um melhor atendimento” finalizou.

PROTESTO EM FRENTE À PREFEITURA

Na terça-feira, ao meio dia, diversos funcionários da categoria se reuniram em frente à sede da prefeitura, na Rua VII de Setembro, para protestar contra a medida e mostrar sua indignação. Cerca de 50 pessoas estavam com diversas faixas, que continham palavras de ordem contra a medida e pelo funcionalismo público. Muitas delas seguravam folhas com o material de campanha política de Lelo em 2016, que apontava no Plano de Governo “A valorização do funcionalismo municipal com a implantação do Plano de Carreira a todos”. Entre os participantes no movimento, a presidente do SINDISERV, Goreti Lenz, médicos, enfermeiras, e auxiliares, em sua maioria mulheres; que se sentiram atingidos pela medida. Chamou a atenção também a presença da enfermeira Crislei Gerevini e do médico Gregor Hermann. Ambos foram participantes ativos na primeira gestão de Lelo (2013-2016), sendo naqueles quatro anos Secretária de Saúde e Vice-prefeito, respectivamente.

ASSEMBLÉIA DO SINDISERV

Ainda no final da tarde de terça-feira, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais se reuniu com a categoria para uma Assembléia Geral no Centro de Convivência do Parque Aldeia do Imigrante. Durante ao menos três horas, mais de 30 funcionários e lideranças, descontentes, debateram com a presidente Goreti Lenz e com o assessor jurídico da entidade César Fávero as alternativas de ações do que pode ser feito nas próximas semanas. Entre as opções por ele apontadas, está a proposta de cancelamento da OS lançada, e a proposta de um acordo com a administração para viabilizar vale-transporte e o chamado difícil acesso aos servidores atingidos pela medida. O advogado defendeu que seja tentado um acordo.

 

OPINIÕES DE EX-SECRETÁRIAS

A enfermeira e ex-secretária de Saúde Crislei Gerevini conversou com o JNP, e disse haver receio de retaliações em muitos funcionários pelo protesto. “A falta de diálogo antes da medida é o que constrange. Outra coisa é o alto número de sindicâncias abertas na prefeitura. Para tudo agora temos que nos explicar e somos tratados como inimigos, por isso o temor por retaliações” aponta. Itajanara Berlitz, que foi Secretária de Saúde por duas ocasiões, prefere não se posicionar. “Tem que haver um plano de ação para fortalecer as UBS, para que não sofram desabastecimentos e que os funcionários cheguem ao trabalho. A população do interior não pode sair prejudicada.”
Por parte do Sindicato, não há uma decisão definitiva das ações a serem tomadas, dependendo de outros encontros para isso acontecer. Do Executivo, apesar da polêmica gerada, não há nenhum indício, até agora, no sentido de retroceder na decisão. Foto: Ricardo Lima/JNP

 




  Mais notícias da seção Da redação no caderno Geral
14/02/2019 - Da redação - Cinema ao ar livre será uma das atrações no fim de semana
Circuito Verão Sesc de Esportes, Edelbrau Beer Walk e Poom-Se também integram o Verão no Jardim da Serra Gaúcha...
08/02/2019 - Da redação - Linha Temerária é prioridade, afirma secretário dos Transportes
Declaração foi dada na manhã de hoje, dia 08, no início das obras da rótula da ERS 235 no Pousada da Neve...
31/01/2019 - Da redação - Bombeiros esclarecem que empalamento não foi grave
Caso foi na verdade um acidente de trabalho...
29/01/2019 - Da redação - CORSAN garante: notícia de falta de água em Nova Petrópolis é falsa
Gestor Sadi Zimmermann disse que não há motivos de preocupação...
21/01/2019 - Da redação - Nova manifestação em frente à Prefeitura de Nova Petrópolis
Funcionários da Saúde ainda não se conformam com decisão no Executivo...
21/01/2019 - Da redação - Secretaria Municipal de Saúde faz alerta à comunidade do Pinhal Alto
Homem estaria se passando por agente comunitário de saúde para obter informações das famílias...
17/01/2019 - Da redação - Após ação judicial da prefeitura, oposição se reúne com diretor do DAER
Expectativa para obras na estrada de Linha Temerária foi o assunto tratado...
10/01/2019 - Da redação - Decretado Estado de Emergência em Linha Temerária
Medida foi necessária devido a má conservação da VRS 827...
07/01/2019 - Da redação - Verão no Jardim da Serra Gaúcha
Abertura oficial e 34º Aniversário do Parque Aldeia do Imigrante marcam início do evento mais quente da estação...
03/01/2019 - Da redação - Prefeitura esclarece decisão mas ainda encontra resistência de servidores
Vídeo lançado ontem nas redes sociais gerou mais discussões...
02/01/2019 - Da redação - Decisão desagrada servidores da área da saúde em Nova Petrópolis
Servidores foram à Secretaria de Saúde na manhã de quarta-feira...



Capa |  Charge  |  Cultura  |  Edição Impressa  |  Esportes  |  Geral  |  Literatura  |  Opinião  |  Polícia  |  Política  |  Sociais
Busca em

  
38 Notícias